Páginas

Depilação Mitos E Verdades



É verdade que depilação afina os pêlos? se eu depilar a pálpebra vou ficar com a pele flácida? Depilação causa estrias a longo prazo? Quem nunca teve uma dúvida quanto á depilação? Nós mulheres sabemos que uma das melhores e mais dolorosas invenções da estética foi a depilação. Se depilar é realmente tudo de bom. Quando tiramos o excesso de pêlo do corpo vem logo aquela sensação de leveza e limpeza. Mas seria bom se agente ao se depilar se sentisse segura do que estamos fazendo não é mesmo? Para resolver as dúvidas e desvendar alguns mitos fiz uma relação de algumas perguntas que as mulheres sempre fazem. Algumas são mitos mas outras são verdadeiras. Descubra o que é mito ou verdade na hora da depilação:


1) Depilação afina os pelos.
Verdade. Embora muitas pessoas e até especialistas defender ser um mito, a verdade é que quanto mais o fio for retirado pela raíz mais vai sendo enfraquecido e muitas vezes considerando que se faça depilação apenas pelo método de retirada pela raíz, nasce bem mais fino e com falhas. Isso se deve ao enfraquecimento das células germinativas do bulbo que dão origem ao nascimento e crescimento do fio. Mas isso só é possível se a pessoa se depilar com constância e não se depilar com lâmina ou outro método que não tire os Pelos pela raíz.


2) Depilar a pálpebra com cera faz a pele desta região ficar flácida.
Mito. O problema é que nesta região a pele é muito fina e sensível devendo a depiladora ter mais cuidado ao puxar a cera. Uma depilação bem feita e tomando os devidos cuidados não vai causar flacidez.

3) Depilação causa estrias a longo prazo.
Mito. As estrias são lesões escleróticas que são causadas pelo rompimento de fibras elásticas da pele. Este rompimento é causado normalmente por fatores endógenos como o estiramento da pele que pode acontecer na fase de crescimento ou na gestação por exemplo. O fato de puxar a cera na depilação não vai romper as fibras elásticas que estão localizadas na segunda camada da pele e portanto não tem como aparecer estrias por consequência de uma depilação a cera.

4) Alguns salões reaproveitam a cera quente mas antes de ser aplicada em outra pessoa esta cera é derretida a temperaturas altíssimas, então não há problema.
Mito. Além de ser uma falta de higiene tremenda, o reaproveitamento de cera é proibido pela vigilância sanitária porque pode causar doenças sim. A cera mesmo derretida em altas temperaturas não mata todos os germes que estão contaminando-a sendo prudente usar ceras totalmente descartáveis.


5) Cera quente doi menos que cera fria.
Verdade. A depilação feita com cera quente é um pouco menos dolorida do que a feita com cera fria porque a cera quente causa uma leve dilatação do folículo facilitando assim sua retirada.


6)Depilar com cera quente causa varizes.
Mito. Nada tem haver depilação com varizes. As varizes são causados por comprometimento do retorno venoso. Porém quem tem fragilidade capilar deve ter um pouco mais de cuidado e atenção para evitar o surgimento de pequenas lesões.


7) Sentimos mais dor ao depilar nos períodos pré menstrual.
Verdade. O melhor período para se depilar é após a menstruação. Isso acontece porque a fase que antecipa a menstruação e a fase da propria menstruação devido a alteração hormonal nesta fase do ciclo a mulher fica muito sensível a tudo e principalmente à estímulos dolorosos.


8) Depilação a cera pode causar manchas na pele.
Verdade. Depilar é muito bom, concordo mas tem que se tomar alguns cuidados. A depilação não deixa de ser uma agressão à pele e quando a pele é agredida ela reage enviando mais melanina ( substância que da coloração à pele e que em grandes quantidades causam manchas escuras ) para aquela região com o intuito de protegê-la de alguma lesão. Existem pessoas e tipos de pele que tem a capacidade funcional de síntese da melanina maior do que outras pessoas.Peles mais escuras do tipo morena e negra são sucetíveis a manchar com mais facilidade. Porém as mais claras também não estão livres.


Gente, o fato é que sou fã número 1 da depilação a cera e como eu acho que a maioria das mulheres. Se tomarmos os devidos cuidados, escolhendo um local de confiança e uma boa profissional não vejo problema algum em aposentar a lâmina e aderir de vez à depilação a cera.



 







Katia Mendonça



0 comentários:

Postar um comentário